Pão fofo e sem glúten! Ele existe!

0

De todas as receitas que testei até hoje, nenhuma dá a aparência mais “normal de pão de padaria” 🙂 do que meu pão de inhame processado. Mas se ainda é pouca, tanta maciez, é possível aumentar ainda mais, utilizando na massa uma colher de café de CMC (carboxmetilcelulose), que apesar do nome assustador, é um produto inócuo derivado da celulose da cana de açúcar. Pesquisem depois na net e chegarão até mesmo a algumas informações bastante interessantes, como a alegação de que o consumo de alimentos contendo cmc ajuda a diminuir a compulsão alimentar, provocando uma sensação maior de saciedade. Ele é usado na confecção de fórmulas para este fim. Não é uma boa notícia?

Mas, voltando aos pães… Qualquer pão sem glúten, incluindo todas as receitas do meu livro A Deliciosa Cozinha sem Glúten, desde que a receita seja feita com fermento biológico, ficará mais macio com uma colher de café do cmc na massa. Fiz experiências aqui e não ví necessidade de maior quantidade, embora tenha visto sites indicando mais, como disse, as massas ficaram ótimas assim. E encontrar o produto não é difícil, já que é usado em caldas e massas de confeitar bolos, encontra-se facilmente em lojas que vendem produtos para festa.

Estou disponibilizando a receita do meu pão de inhame, mas como disse o cmc pode ser usado em qualquer receita de pão feito com fermento biológico. Ah, é claro que você poderá fazer a receita do pão de inhame sem usar o cmc porque como disse, a massa fica macia também, mas com cmc fica mais ainda. 🙂

Pão de Inhame (receita desenvolvida por mim, Regina Racco. Receitas reproduzidas nos livros: Glúten e Obesidade, a verdade que emagrece e A Deliciosa Cozinha sem Glúten)

02 xícaras de farinha de arroz
01 xícara bem cheia de inhame crú, processado fino
01 xícara de fécula de batata
01 xícara de água morna
02 colheres de sopa de leite em pó (opcional)
01 colher de chá de sal
01 colher de chá de açúcar
01 colher de chá de vinagre
10 gramas de fermento biológico seco
02 colheres de sopa de azeite
02 ovos inteiros
02 colheres de sopa de semente de linhaça
01 colher de sopa de gergelim
01 colher de café de CMC (opcional)

Misture as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal com a água morna, acrescente o resto dos ingredientes misturando bem. Bata na batedeira por três minutos ou mesmo a mão. A massa ficará com aparência de massa de bolo. Coloque em formas antiaderentes para pão e deixe descansar por uma hora, asse em forno alto, na parte mais alta do forno por 30 minutos, veja se está moreninho por fora, retire e espere quinze minutos para depois cortar.

Guarde depois em sacos plásticos e na geladeira se for demorar a consumir (na geladeira dura três dias, congelado durará meses ) 🙂

Uma dica: Congele em fatias, quando for consumir basta descongelar, levar ao forno ou na frigideira e ficará perfeito.

Anúncios