A Solução para massas sem glúten macias

O nome da fera é Carboxmetilcelulose e parece perigoso… Coisa de química pura, ou seja, aditivos… Mas, vencendo a primeira resistência, analisamos bem o “animal” e vimos que é mansinho… 🙂

Bem, tinha uma dívida com meus leitores e hoje estou pagando. A questão é: Pão sem glúten não fica tão fofo quanto os outros. Isso é fato e a explicação é clara: É o glúten que dá aquela aparência elástica a massa e no efeito final, temos o miolo molinho e meio elástico.

Os nossos pães elaborados com farinhas sem glúten não tem este aspecto… Não crescem muito e é realmente mais pesado (massudo). Nada que não dê para comer, mas se pudermos melhorar (sem riscos) melhor ainda.

Foi meio por acaso… Entrei em uma loja na cidade, que vende produtos para festa e perguntei se tinham goma xantana (para mais algumas experiências), não tinha mas a vendedora me mostrou um vidrinho com o rótulo CMC. Perguntou se já havia usado e que substituiria a goma xantana. Claro que ela nem imaginava que estava pensando em massa de pão. 🙂 Não aceitei, de imediato mas, anotei o nome para pesquisar.

Cheguei a alguns sites bem interessantes falando sobre o que é, um deles, o http://www.docearoma.com.br/pt/faq_det.asp?id_faq=17 tem uma ótima explicação. Em um outro, li sobre um interessante efeito: O uso em alguns remédios visando a diminuição da compulsão, por aumentar a sensação de plenitude. Estas informações se encontram em:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s