Jejum Intermitente: Acelere seu emagrecimento sem sofrimento

girl pushing against her boyfriends beer belly

Um fenômeno chamado jejum intermitente é atualmente uma das tendências de saúde e emagrecimento mais populares do mundo. Envolve ciclos alternados de jejum e alimentação. Vem na contramão das dietas que indicam alimentar-se de três em três horas, para manter o corpo “queimando” calorias e consequentemente emagrecendo.

Essa orientação fez sucesso durante algum tempo, mas hoje, embora alguns nutricionistas ainda indique, já há clara “desaceleração” na tendência, deixando visível que logo, será deixada de lado. Fundamentos científicos? Confesso que não cheguei a nenhum que pudesse ser destacado aqui, fracionar as calorias diárias e comer durante o dia todo em pequenos intervalos, foi apontado como ótimo auxiliar para brecar a compulsão alimentar, argumento este que me parece no mínimo estranho, já que o praticante passará o dia em função de suas micro refeições.

Bem, pelo menos foi o que aconteceu comigo, não funcionou, passei a pensar em comida o dia todo, lembrei-me até da enorme compulsão que tinha antes de tirar o glúten da minha alimentação, fato este que gerou os meus livros que vocês bem conhecem: Glúten e Obesidade, a verdade que emagrece e A Deliciosa Cozinha sem Glúten.

A explicação que o praticante não sentirá fome, já que três horas passam rápido só esbarram num pequeno, bem pequeno probleminha: Nos exemplos que vi, as quantidades eram tão mínimas que duvido muito que o praticante não saia da mesa depois de ingerir duas castanhas, pensando na próxima refeição: Meia maçã…

Enfim, comer de três em três horas para mim, quando fiz a experiência não funcionou, se para você foi ótimo, menos mal, só prova que o que é bom para um, não o é para outro…

Já o Jejum intermitente é bem promissor. Nas pesquisas que fiz, não vi destaque algum de grandes prejuízos ao corpo, assim como não aumenta a compulsão, pelo contrário, ajuda a diminuí-la, foi o que senti.

Os alertas são em função dos exageros. Jejuns de 24 horas em dias alternados, quebram pela metade a soma de calorias da semana, se não faz mal por curto período de tempo, para grandes obesos, certamente o fará, se houver exagero em se aplicar esse tipo de alimentação, principalmente sem o devido apoio nutricional de um profissional competente.

O jejum intermitente não pode ser chamado de dieta, melhor dizer que se trata de nova modalidade de se alimentar, um ajuste no hábito diário.

Claro que se pensarmos um pouco, nem precisamos de estudos para entender que esse tipo de alimentação, emagrecerá sem dúvida. Nos períodos de jejum, calorias não são ingeridas, e com o passar dos dias, esses períodos de não alimentação, acabarão por provocar o emagrecimento. Se praticado com critério, somente benefícios serão colhidos.

Nos períodos de jejum, a não ingestão de calorias fará com que o corpo acesse suas reservas e as gaste, o que deseja todo aquele que quer perder o excesso de peso.

No jejum intermitente, você circula entre períodos de e jejum e janelas (horas) de alimentação normal.

Não há proibições quanto ao tipos de alimento, a orientação é de quando deve ser ingerido.

Claro que sensatez deve ser a palavra de ordem, porque se suas taxas lipídicas estão altas ou sua taxa de gordura corporal já atingiu a estratosfera, o ideal é que você se alimente o mais natural possível, priorizando frutas, legumes, verduras carnes magras, grãos e cereais de boa qualidade. Continuar ingerindo anti alimentos como enlatados, embutidos, excesso de gorduras ruins, como as frituras, pães brancos que está mais que comprovado, não possui nenhum nutriente de qualidade, açúcar e sal em excesso, gorduras hidrogenadas, aditivos químicos, (corantes e outros) não irá contribuir em nada para a sua saúde, embora, sabendo que nas horas do jejum, pelo menos, você estará livre desse ataque mortal, o fígado agradecerá.

Existem vários métodos de jejum intermitentes, que dividem o dia ou semana em períodos de alimentação e períodos de jejum. Desde o jejum que falei, de 24 horas em dias alternados, um dia de jejum por semana, dois dias etc… Até o que considero o mais viável principalmente para os iniciantes: O jejum 16X8, esse divide o dia em oito horas de alimentação versus dezesseis horas de jejum (Calma, não se apavore, nessas dezesseis horas está o seu período de sono 😊).

Claro que a hora de iniciar sua “janela de alimentação” e o término é escolha pessoal, se você já não gosta muito de se alimentar pela manhã, pular o café e começar a se alimentar as doze horas pode ser uma boa ideia, assim à noite, você terá até as vinte horas para comer, o que lhe dará a chance de fazer as duas grandes refeições: Almoço e jantar, por exemplo.

Ou talvez você prefira encerrar a janela de alimentação às dezesseis horas e manter o jejum até as oito horas do dia seguinte, ótima opção para quem não tem o hábito de jantar, mas como disse, essa é uma escolha pessoal, não há diferença entre essa e aquela escolha de horas.

Algumas matérias apontam que o ideal para a mulher é o jejum de quatorze horas 14X10 mas como disse, para mim, dezesseis foi uma boa escolha.

A fome, durante o horário do jejum também não é um grande problema, sendo só uma questão de se acostumar, passará após os primeiros dias e se você em alguma vez já fez a alimentação fracionada (nano partículas de alimentos a cada três horas) posso garantir que nem sentirá! hahahahaha

No período de jejum, água, chá e até mesmo café (desde que não se use o açúcar), estão liberados.

Algumas formas de jejum intermitente permitem pequenas quantidades de alimentos de baixa caloria durante o período de jejum, como uma fruta pouco calórica como o mamão, uma maçã, uma fatia de melão, por exemplo, embora é claro, que a ingestão desses alimentos, meio que desconfiguram o jejum, mas para quem de fato precisa desse aporte, esse procedimento poderá ser feito.

Remédios regulares podem e devem ser tomados, mesmo nas horas de jejum.

E é claro, nem preciso dizer que esta é apenas uma matéria informativa, não oriento e nem o site orienta dietas… Para um bom acompanhamento, busque um profissional qualificado!

Regina Racco

Conheça outros trabalhos de Regina Racco nos sites:

http://www.pompoarte.com.br

http://www.reginaracco.com.br

http://sexoparamaiores.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s