O gostoso Arroz Vermelho, ele ajuda a emagrecer!

arroz vermelho

Regina Racco

Ele é conhecido por aqui desde o Brasil Colônia (aliás, o único arroz que se consumia nesta época), chamado de arroz Veneza (talvez como alusão de onde vieram os grãos).  Até hoje, na paraíba ele é bem conhecido,  é o arroz do Sertão ou arroz da Terra, sobrevivente de longa data e muitas histórias que incluem até mesmo a proibição de plantio, decretada pelos Portugueses  quando trouxeram o arroz branco, de plantio mais fácil e com maior rentabilidade, mas isso se houver interesse, pesquisem depois, é história para mais de metro 😉

Vamos combinar que ele ficou esquecido por muito tempo, principalmente no resto do País. E ele é mais do que um alimento, age como principio medicinal ajudando em vários problemas de saúde. Uma das suas propriedades, a monocolina é capaz de diminuir os níveis do colesterol ruim, o que representa menos infartos e derrames!
Contendo duas vezes mais zinco e cinco vezes mais ferro que o arroz branco, ele é pura saúde.

Ótimo para o sistema digestivo, amigo do intestino ele é também um ótimo auxiliar quando o caso é perder aqueles quilinhos renitentes que parece que vieram para ficar eternamente. Sim, não é que o bonitinho também ajuda a emagrecer?
Então, porque não pensar em substituir o arroz branco por ele, pelo menos três vezes na semana? E se o medo é não saber prepara-lo eu garanto que é bem fácil, vou deixar aqui a minha receita:

Preparação do arroz vermelho:

Lavo a quantidade de arroz que desejo (sempre preparo um pouco mais e congelo), faço o meu refogado normal que na verdade se resume apenas ao alho picado e tostadinho, mas sugiro que use o seu próprio tempero.

Cubro com água fervente até três dedos acima da margem do arroz. Quando essa primeira água está secando, coloco a mesma quantidade de água fria, espero secar e se for preciso, coloco mais um pouco de água fria. Ele estará pronto quando os grãos começarem a se abrir assim como na foto e esteja macio. Basta passar o garfo que ele solta rapidamente. Está prontinho.

É muito saboroso e você poderá degusta-lo com o acompanhamento que quiser.
E as sobras? Dá para fazer bolinhos, ficam ótimos. Como evito fritura, faço a massa desta forma:  Para três xícaras de arroz uso uma xícara de farinha de arroz, duas colheres de sopa de farinha de linhaça (se não gostar, use dois ovos no lugar da linhaça) uma colher se chá de fermento em pó, água que baste e todos os temperinhos que a minha imaginação mandar, modelo e asso no forno, até ficarem dourados (uns vinte minutos, dependendo do formo) não tem segredo!
Cuide da saúde e ainda emagreça, com o arroz vermelho!

 

 

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