O sódio pode empacar a sua dieta

O excesso de sódio pode impedir a sua perda de peso, sabotando assim o emagrecimento, além, é claro, de aumentar riscos de doenças graves, como a diabetes mellitus hipertensão, complicações respiratórias, dislipidemia, doença da vesícula biliar, osteoartrite e alguns tipos de câncer (endométrio, mama, cólon e outros). A maior parte da ingestão diária de sódio vem do sal. O limite superior para o consumo do sal em adultos é de 5,8 gramas , mas, uma passadinha rápida na cozinha, irá nos mostrar que claramente excedemos essa quantidade, por dia.

Mas o que nem todos sabem é que o excesso de ingestão de sódio na dieta diária pode levar a obesidade, que por sua vez, levará a uma série de doenças alimentares. É bem sabido que o excesso de sódio leva à hipertensão. A ligação entre a pressão arterial elevada, também conhecido como o assassino silencioso e as doenças cardíacas está bem estabelecida. A doença cardíaca é uma das causas mais frequentes de morte.

O sódio tem zero (0) calorias, então, como é que o excesso de sódio pode levar à obesidade?

A maior parte do sódio na dieta vem de comer alimentos ricos em sal. O saleiro na mesa, má escolha de pratos prontos e mesmo salgadinhos, que levam as pessoas a beber mais líquidos. Se optarem por bebidas ricas em carboidratos, como cerveja e refrigerantes, estas, acrescentarão as calorias faltantes no sódio e muita gente as consome, sem mesmo perceber, porque o desejo por líquido é muito grande. Essas calorias adicionais das bebidas consumidas, levarão ao sobrepeso e à obesidade. Quando as calorias consumidas exceder as queimadas, esse excesso será armazenado como tecido adiposo e ao longo de um período de tempo poderá causar uma condição de excesso de peso. A obesidade está associada com as doenças que citei antes.

A ligação entre uma dieta rica em sal e obesidade podem nunca ter sido comprovada por meio de ensaios clínicos, mas o aumento da obesidade correlacionada com o aumento de consumo do sal fornece evidências de que ela existe. Por outro lado a redução de sal na dieta reduz a necessidade desta maior ingestão de líquidos (adocicados, principalmente), ajudando assim na perda dos quilos excedentes. Por isso, para alguns profissionais da área de saúde o primeiro passo para perda de peso é limitar a ingestão de sal, em igual importância quanto o excesso de açúcar.

Comidas típicas ricas em sódio incluem: carne enlatada, pão, presunto (frios em geral), bacon, peixe defumado, salsichas, queijos, salgadinhos industrializados (esse, são campeões em sódio). Para diminuir este consumo, acostume-se a ler o rótulo dos alimentos e fazer melhores escolhas.

Pessoas, que têm dificuldade para reduzir o sal, deve fazê-lo gradualmente. Ao contrário do que você imagina, quanto menos sal, maior o retorno do paladar… Chegará um dia que ocorrerá o contrário do que acontece hoje: O excesso de sal (e de açúcar), embotará o sabor, fazendo com que naturalmente, a pessoa opte por pratos mais equilibrados, com pouco sal e açúcar. A nossa matéria fala do sódio em sua mais simples expressão (o sal), mas em alguns momentos, ele e o açúcar se apresentam tão próximos (como no caso do excesso), que é impossível deixar de citar nosso veneninho doce. Mas como disse, com a gradativa diminuição, seu gosto deve mudar.  E uma boa forma de diminuir o sódio de nossa alimentação é aumentando o consumo das ervas aromáticas. Pimentas, manjericão, cebolinha, erva cidreira, alecrim, coentro, salsa, salsão, alho poró, cebolas, tomate, alho, pimentão, gengibre, vinagre balsâmico e suco de limão, em vez do sal, para dar sabor a comida . Usem também a páprica e o açafrão da terra, além é claro, do azeite (prefira o extra virgem de boa qualidade).

Faça essa experiência e você poderá se surpreender com a maior facilidade em perder aqueles quilinhos, que parecem empacados, por mais que você faça.

E se gostou de nossa matéria, compartilhe. Esse carinho de vocês me ajuda a divulgar as informações do blog e por isso sou muito grata!

Regina Racco

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. vera lucia disse:

    parabens pelas dicas eu vivo isso por menos que coma mas engordo pois sou bem chegada o sal mas que o doce vou tentar essa das ervas bjs adoro suas dicas sao bem claras

    Curtir

    1. Obrigada, fico feliz que goste do blog! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s