Azeite X Maionese

Uma propaganda da Hellmanns, aliás, com uma voz masculina bem convincente, nos mostra que primeiro: Não há diferença entre as propriedades saudáveis da maionese frente ao azeite, são idênticas.

Assista ao vídeo: http://youtu.be/OrTPTF6xJOU

Depois nos mostra a sua maior vantagem: 40 calorias por colher de sopa, contra 117 calorias do azeite. A imagem é uma mesa familiar, a salada e a maionese.

Bem, nem sempre calorias são vilões, nada contra a maionese para quem gosta e não vejo nada demais em usá-la “eventualmente”. Substituir o azeite extra-virgem por ela? Hummm… Não.

Mas essa matéria não tem como objetivo desmerecer um produto em prol de outro e sim dar a chance para o leitor de tirar suas próprias conclusões:

Maionese Hellmanns  segundo os dados retirados do site deles: http://www.hellmanns.com.br/produtos/

Ingredientes:

Água, óleo vegetal, ovos pasteurizados, amido modificado, vinagre, açúcar, sal, suco de limão, acidulante ácido lático, estabilizante goma xantana, conservador ácido sórbico, sequestrante EDTA cálcio dissódico, corante páprica, aromatizante e antioxidantes ácido cítrico, BHT e BHA. Não contém glúten.

Especificações:

Porção de 12 g
(1 colher de sopa):

Nome

Valor

% VD*

Valor   energético

40 Kcal =   168KJ

2 %

Carboidratos

0,9 g

0 %

Proteínas

0g

0 %

Gorduras   totais

4,0 g

7 %

Gorduras   Saturadas

0,6 g

3 %

Gorduras   Trans

0g

**

Gordura   monoinsaturada

1,0 g

**

Gordura poliinsaturada

2,3 g

**

Ácido   linolênico (Ômega-3)

0,3 g

**

Colesterol

2,2 mg

**

Fibra   Alimentar

0 g

0 %

Sódio

126 mg

5 %

Vitamina E

0,32 mg

3 %

No vídeo, o convincente locutor nos fala que o produto não aumenta o colesterol, de fato a quantidade apresentada nas especificações são poucas, mas existem, o grande vilão aqui é o sódio: 126 mg ou seja 5% do uso diário ideal. Poderia ser mais baixo.

Azeite Extra Virgem:

Ele é a estrela da dieta mediterrânea (*), considerada uma das melhores dietas do mundo. Quando falo em dieta, não estou me referindo a emagrecimento e sim a uma forma de alimentação capaz de manter a saúde. Sim, o azeite extra virgem de oliva é apontado como um ótimo auxiliar no emagrecimento, principalmente reduzindo gorduras das vísceras (diminuindo a barriga), mas o consumo tem e deve ser moderado.

Nada de embarcar nas “dicas” de internet que apontam até cinco! Colheres de azeite diário. Uma, no máximo duas colheres de sopa ao dia, temperando sua comida, já fará um efeito maravilhoso, como disse, na saúde como um todo. Ele contém alta concentração de vitamina E e  compostos fenólicos, lembrando que a vitamina E é

Antioxidante, livrando-nos dos temidos radicais livres (moléculas produzidas pela nossa respiração e processo metabólico) que em demasia no corpo, provocam doenças cardíacas, cânceres e até mesmo o envelhecimento precoce.

A maior parte dos ácidos graxos presentes no azeite de oliva são os insaturados; destes, de 56% a 83% são ácidos graxos do tipo oléico, o que faz o azeite de oliva ser único, pois nenhum outro óleo vegetal apresenta tanto conteúdo de monoinsaturados. Os ácidos graxos monoinsaturados são excelentes para o coração, aumentando o HDL (“bom colesterol”) e baixando o LDL (“mau colesterol”), ajudando assim a diminuir riscos de infartos e derrames cerebrais.

Prefira o azeite que apresente menor percentual de acidez, e veja se a prensagem foi a frio. Há essas informações no rótulo. Não tenha pena de gastar um pouco mais em um bom azeite, sua saúde agradece.

As especificações que estou colocando aqui é a do azeite Murano Orgânico, que estou usando atualmente, mas existem muitas marcas no mercado, basta pesquisar, a acidez deste é 0,5 e preferi por ser orgânico, mas há várias marcas no mercado com igual ou até em menor percentual.

Especificações:

Quantidade   por porção

1 colher de   sopa

 

Valor   energético

108 kcal

carboidratos

0 g

proteínas

0 g

Gorduras   totais

12 g

Gorduras   saturadas

2,3 g

Gorduras   trans

0 g

Gorduras   monoinsaturadas

7,5 g

Gorduras poliinsaturadas

2,1 g

Colesterol

0 g

Fibra   alimentar

0 g

Sódio

0 mg

Como disse, essa matéria não tem como objetivo denegrir nenhum produto ou marca e sim dar ao leitor a chance de comparação e optar (para uso diário), de um produto que traga maiores benefícios para sua saúde.

(*)- Dieta mediterrânea composta por frutas, legumes, verduras, grãos,  carnes e boas gorduras.

Dieta sem Glúten: Composta por frutas, legumes, verduras, grãos (sem glúten), carnes e boas gorduras.

Regina Racco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s